segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A Era dos Descobrimentos (Século XV a XVIII)




A partir de 1413, a cartografia ressurge como meio de garantir a segurança dos viajantes e de representação das novas descobertas.


Os navegadores europeus daquele tempo de lançaram ao mar para levar a fé cristâ a todas as partes do mundo, ou mesmo em busca do paraíso terrestre, mas procurando, ao mesmo tempo, expandir seu comércio. Sonhavam com as expeciarias das Índias, as sedas do Oriente e o ouro que se acreditava existir nas Américas desde que fora descoberta por Colombo.
Os navegantes levavam consigo anotações e as distâncias entre os portos visitados. Desenhos também eram feitos, para facilitar a navegação, sem se preocupar com sistemas de projeções. Essas anotações receberam o nome de Portulanos.



Durante muitos séculos, os mapas foram um privilégio da elite. Apenas reis, nobres, altos clero, grandes navegadores e armadores de expedições marítimas, tinham acesso a esse tipo de informação. Somente a partir de XV, com a imprensa, que os mapas puderam ser mais amplamente utilizados.
Em 1570, surgiu o primeiro grande Atlas mundial, que originalmente é latim e teve mais de 7.000 cópias impressas nos mais diversos idiomas.



Mercator quem foi o primeiro a utilizar a palavra Atlas para nomear uma coleção de mapas, e até hoje essa palavra é muito usada. A projeção cilíndrica de Mercator, surgiu com o objetivo de facilitar a navegação, e por isso tratava-se de uma carta orientada.

Nenhum comentário: