segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A Era Moderna




No final do século XVIII ocorre na Inglaterra a Revolução Industrial, fato que marca o começo dos Tempos Modernos. Sua importância para a cartografia é grande, uma vez que, com a geração de riquezas, foi possível um maior investimento, na produção de cartas e instrumentos que melhoraram a precisão dos trabalhos.


Como exemplos de grandes nomes, podemos citar: John Hadley (1682 - 1744), responsável pela construção, do primeiro telescópio refletorusado em astronomia, John Harrison (1693-1776), relogeiro que inventou um cronômetro marinho, fundamental para a solução dos problemas das longitudes, e Jesse Ramsden (1735- 1800) , que desenvolveu o sextante e o teodolito.



A fim de solucionar os problemas de cálculo das longitudes, os reis da França e Inglaterra investiram muitos recursos e insentivaram as pesquisas desenvolvidas nos grandes centros de estudos na época.


Com o intuito de verificar se a Terra era mesmo achatada nos Pólos, como previa Isaac Newton (1643 - 1727), foram realizadas pelos franceses e pelos ingleses várias expedições geodésicas.






Atualmente, a cartografia pode contar com valiosos recursos como, aerofotos, imagens orbitais, sistemas de posicionamento por salélites, progras e computadores, que além de facilitar as atividades cartográficas, também possibilitam a rápida disponibilizaçãodas informações coletadas, assim como a sua mais eficiente atualização.

Nenhum comentário: